eTecnologia

A porta para o futuro

entendimento das diferenças entre uma organização funcional e uma centrada em processos

     Sou nova por aqui e preciso saber onde posso encontrar informações sobre o título do tópico: "entendimento das diferenças entre uma organização funcional e uma centrada em processos".

Obrigado.

Cléa Oliveira

Exibições: 38

Responder esta

Respostas a este tópico

Certo Clea. Eu fiz um resumo do que entendo de processo e abaixo coloquei algumas referências.

Para responder sua pergunta vou mostrar que a visão por processo não exclui a estrutura funcional, porém quanto mais a gestão por processo é implantada menor vai sendo o esforço da hierarquia em coordenar as atividades o que reduz a quantidade de energia dispendida para a hierarquia e aumenta a quantidade de energia para a geração de valor do cliente que são as atividades

Estrutura funcional

A estrutura funcional é aquela em que as funções e setores são bem definidas, as atividades desenvolvidas são especializadas e a estrutura possuem vários níveis de hierarquia. Empresas de produção contínua (petrolífera, minerado) possuem em sua grande parte.

Gestão por Processo

Na Gestão por Processo a empresa passa a encarar as atividades como sendo ou não capazes de gerar valor ao cliente (seja interno, como externo). Nessa visão a empresa passa a melhorar seus com base nos novos desejos e necessidades do cliente. Para tornar isto possível a o fluxo de trabalho está voltado na entrega do valor esperado para o processo posterior, assim a quantidade de erros reduz já que o processo posterior avalia o anterior.

Estrutura funcional e a Gestão por Processo.

No ponto de vista as empresas que estão iniciando na Gestão por Processo elas devem avaliar a forma como as atividades são coordenadas. Na implantação da gestão por processos as empresas podem adotar o conceito de unidades de atendimento que são grupos de entrega de valor. A unidades de atendimento trabalham com base no fluxo de trabalho horizontal que são as atividades primarias, nelas são definidas suas entradas e saídas necessárias, os recursos, pessoas envolvidas, os indicadores e variáveis de controle que sinalizam se as saídas do processo estão conforme ao esperado naquela etapa. Um ponto importante a considerar é que as unidades de atendimento trabalham para maximizar a geração de valor em todo o fluxo do processo ao invés da melhoria setorial, que ocorre muito na estrutura funcional principalmente quando os indicadores setoriais não estão alinhados.

Então podemos concluir que a gestão por processo é a aproximação de todos as atividades para a geração do valor do cliente, é quando a empresa passa a adotar uma postura voltada para identificar novas necessidades de seus clientes e o que deve ser feito para que seus processos acompanhe a demanda formada.

Muitas destas informações foram do livro Modelagem Organizacional por Processos e o livro de Ayton Sérgio. 

Responder à discussão

RSS

© 2017   Criado por Rildo Santos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço