eTecnologia

A porta para o futuro

Em mundo cada vez mais disruptivo, onde os relacionamentos são líquidos e as coisas estão acontecendo na velocidade da luz, os profissionais tem que se adaptar, aprender e reaprender mais rápido e de…

Em mundo cada vez mais disruptivo, onde os relacionamentos são líquidos e as coisas estão acontecendo na velocidade da luz, os profissionais tem que se adaptar, aprender e reaprender mais rápido e demonstrar resultados.

Não é diferente para o Analista de Negócio, pois no cenário atual as empresas precisam de soluções que geram valor de curto prazo, carecem fazer mais com menos e buscam de forma incansável por melhores resultados para se manterem competitivas.

O Analista de Negócio tem como missão básica entregar valor para as partes interessadas, diante deste desafio o analista deve dominar duas perspectivas:
- Perspectiva de negócio, que pode ser traduzida de uma mais simples e direta: Entender o negócio
- Perspectiva de Pessoas, que podemos traduzir para Entender as pessoas.

Entender o negócio significa conhecer a estratégia da empresa, saber como empresa cria valor através de produtos e serviços, como ela se posiciona no mercado, ter ciência dos processos de negócio e dos projetos estruturantes que sustentam a estratégia.
Para um maior entendimento da sinergia dos componentes de negócio é preciso saber fazer um link entre estratégia, processos e tecnologia.
Outro ponto fundamental para entender o negócio, é falar a linguagem de negócio, é conhecer jargões e termos técnicos, pois isso ajuda no entendimento do negócio.

Entender as pessoas representa aprender sobre as pessoas e compreender quais são suas necessidades, expectativas, preocupações, exigências, desejos e restrições. Para uma compreensão real é necessário ir além das técnicas tradicionais. Aprimorar os canais de comunicação, usar técnicas emergentes, trabalhar em colaboração, usar e abusar da empatia são ingredientes da receito de sucesso para quem quer conquistar as pessoas.

Em nossos cursos, consultoria e mentoria de Análise de Negócio apresentam, discutem e demonstram com entender o negócio e as pessoas.
Veja Formação Analista de Negócio 3.0

Exibições: 14

Comentar

Você precisa ser um membro de eTecnologia para adicionar comentários!

Entrar em eTecnologia

© 2020   Criado por Rildo Santos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço