eTecnologia

A porta para o futuro

Introdução:

As empresas estão começando a perceber a importância ter em sua equipe um profissional dedicado a análise de negócio.  Um profissional focado em buscar soluções para problemas/necessidades que surgem no dia a dia do negócio.
Uma dúvida muito comum dos participantes nos cursos que ministro, é  saber se: Analista de Negócio é um papel ou um cargo ? Para tentar responder esta questão, fiz este post. 
O Papel:
Segundo o BABok 2.0  (Guia de Práticas de Análise de Negócio),  Analista de Negócio é qualquer profissional que desempenhe as atividades ou tarefas de Análise de Negócio.
Ou seja, o BABok 2.0, define o que qualquer profissional pode atuar no papel de
Analista de Negócio e não as pessoas que tem o cargo de Analista de Negócio.
Gerente de Projetos, Analista de Sistemas, Gerente de Produto, Analista de Requisitos de Software, Arquiteto de Soluções podem desempenhar o papel de Analista de Negócio.
O Cargo Analista de Negócio:
Quando as empresas publicam suas vagas para o cargo de Analista de Negócio (vejam as vagas em: www.apinfo.comwww.catho.com.br e www.linkedin.com) .
Ela querem contratar uma pessoa para  o cargo Analista de Negócio. Entendemos que esta pessoa será responsável por fazer as tarefas e atividades de Análise de Negócio da empresa.
Solucionar problemas, facilitar a comunicação entre departamentos, escrever casos de negócio, validar soluções e etc.
Contudo, não existe uma definição clara e unica para cargo no mercado do cargo,  podemos verificar pelo texto das vagas publicadas.
Esta falta definição gera dúvidas e confusões, exemplo: algumas empresas contratam Analista de Negócio para atuar como Analista de Sistema.
Cargo ou Papel ?
A decisão entre estabelecer um cargo ou um papel, depende de cada empresa, da complexidade do negócio e dos gestores.
Conheço algumas empresas, como grandes hospitais que já possuem o cargo de Analista de Negócio desempenhando atividades de Análise de Negócio.
Mas, também conheço outras empresas , algumas do segmento de telecom, que estão preparando seus Analista de Sistemas para  desempenharem o papel  de Analista de Negócio.

Um exemplo onde o papel de analista de negócio se encaixa perfeitamente são as empresas públicas, as pessoas são concursadas para cargos e não para papéis.
Entretanto, no dia-a-dia torna-se necessário fazer análise de negócio, o servidor neste caso atuará no papel de Analista de Negócio para realizar as atividades ou resolver um problema de negócio.

Cada empresa ou cada tipo de negócio deve determinar o que  realmente precisa de um cargo ou de um papel.

Quer saber mais sobre a carreira de Analista de Negócio:
Curso Analista de Negócio 3.0, à distância, pela web, valor R$ 249,00.
Informações: http://bit.ly/an-dist-web

Exibições: 17

Comentar

Você precisa ser um membro de eTecnologia para adicionar comentários!

Entrar em eTecnologia

© 2020   Criado por Rildo Santos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço