eTecnologia

A porta para o futuro

Colaboração ajuda desenvolver boas soluções de negócio






Analista de Negócio deve estimular a colaboração. Na minha experiência tenho presenciado muitas situações onde juntar pessoas em torno de um objetivo em comum, trás aprendizado e resultados surpreendentes.

Analista de Negócio não é onisciente (conhece todas as coisas) e nem onipotente (tem todo o poder) e muito menos onipresente (presente em todos os lugares ao mesmo tempo).

Para entregar valor para as partes interessadas através do desenvolvimento de boas soluções de negócio é imprescindível trabalhar em colaboração com especialistas, usuários, clientes, patrocinadores, fornecedores e outras equipes.

Já foi o tempo que uma solução era feita por um indivíduo que na maioria das vezes era considerado um gênio ou um herói, em seu momento Eureka! (em grego, ηὕρηκα/εὕρηκα – "Encontrei!" ou “Descobri” -  é a famosa exclamação atribuída ao matemático Arquimedes)  chegava em uma solução mágica que geralmente resolvia todos os problemas.

A colaboração acontece quando várias pessoas se unem com objetivo comum e contribuem ativamente para fazer trabalho melhor.

Boas soluções surgem com a colaboração de pessoas que têm perspectivas, competências e pontos de vistas distintos, mas que se respeitam e se completam.

Por que colaborar?
A tendência natural da espécie humana é viver em grupos, trabalhando de forma colaborativa, para obter melhores resultados em decorrência do esforço conjunto.
Existem algumas situações onde a colaboração, é determinante para o sucesso. Veja situações que recomendamos a colaboração:
- Quando um problema é complexo é exige diversas competências trabalhando juntas de forma complementar para chegar a uma solução.
- Quando um problema é comum a diversas áreas, juntar as pessoas destas áreas é fundamental para desenvolver uma solução que atenta as necessidades das áreas envolvidas.
- Para compartilhar conhecimento para diversas pessoas sobre uma solução. Na colaboração geração de conhecimento é coletiva. O conhecimento é  construindo por diferentes visões,  é compartilhamento,  por troca experiências e  debate de ideias. O conhecimento emerge destas interações.
- Para engajar pessoas no desenvolvimento de soluções corporativas (ou solução que abrange toda a empresa)
- Para gerar novos aprendizados. A unidade de aprendizagem moderna é a equipe e não o indivíduo. O diálogo facilita a aprendizagem em equipe e, quando esta produz resultados, seus integrantes crescem mais rápido e a organização também. (Peter Senge, A quinta disciplina).

Nosso recado, que é quase um conselho:

- Analista não tenha dúvida não hesite, opte sempre por trabalhar em colaboração para gerar melhores resultados e gerar conhecimento e aprendizado.

Em nossos cursos, consultoria e mentoria de Análise de Negócio incentivamos as pessoas a trabalhar em equipe e em colaboração para construção de soluções de negócio.

Veja Formação Analista de Negócio 3.0

Exibições: 17

Comentar

Você precisa ser um membro de eTecnologia para adicionar comentários!

Entrar em eTecnologia

© 2020   Criado por Rildo Santos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço