eTecnologia

A porta para o futuro

Quais são as competências do Analista de Negócio ?


Segundo o Guia BABok 2.0, as competências do Analista de Negócio é uma área de conhecimento chamada:“Competências Fundamentais”.

Definição: Competências Fundamentais
É uma área de conhecimento que fornece uma descrição das características, dos comportamentos, conhecimentos e qualidades pessoais para dar suporte as práticas de análise de negócio.

Competências Fundamentais do Analista de Negócio:
 
Faça o download da Tabela das Competências Fundamentais do Analista de Negócio

Pensamento Analítico e Capacidade de Solução de Problemas:
Ajuda na identificação eficaz dos problemas do negócio, à avaliação das soluções propostas para os problemas e à compreensão das necessidades das partes interessadas. 
Pensamento analítico e capacidade de solução de problemas envolvem avaliar uma situação, compreendê-la da maneira mais completa possível e fazer julgamentos sobre possíveis soluções para um problema.

Características comportamentais: 
Dá suporte ao desenvolvimento de relacionamentos de trabalho efetivos com as partes interessadas e incluem qualidades como ética, confiabilidade e organização pessoal.

Conhecimento do Negócio: 
Auxilia no entendimento do ambiente no qual a análise de negócios é desempenhada e o conhecimento de princípios gerais dos negócios e soluções disponíveis.

Habilidades de Comunicação:
Dá suporte ao analista de negócio na elicitação e comunicação dos requisitos entre as partes interessadas. Habilidades de comunicação atendem à necessidade de se escutar e compreender a audiência (público alvo), compreender como a audiência percebe o Analista de Negócio, compreender o(s) objetivo(s) da comunicação, a mensagem em si e o meio e formato mais apropriados para a comunicação.

Habilidades de Interação: 
Ajuda o analista de negócio a trabalhar com grande número de partes interessadas e envolvem tanto a habilidade de trabalhar como parte de um time maior, quanto a de ajudar o grupo a tomar decisões. A maior parte do trabalho de análise de negócios envolve a identificação e a descrição de uma situação futura. Porém, o Analista de Negócio deve também ser capaz, através da combinação de liderança e facilitação, de auxiliar a organização a chegar a um acordo de que a situação em questão é realmente a desejada.

Aplicativos de Software:
 
Diz quais aplicativos de software que o Analista de negócio deve usar para executar as tarefas de análise de negócio e para facilitar o desenvolvimento colaborativo, registro e distribuição de requisitos para as partes interessadas . O Analista de Negócio deve ser um usuário habilidoso das ferramentas que são necessárias para realizar seu trabalho e também deve conhecer os pontos fortes e pontos fracos das ferramentas.

Comentário:
De todas as competências apresentadas, no nosso ponto de vista, existem aquelas que são mais relevantes para que o Analista de Negócio desenvolva suas atividades de análise de negócio, são elas:
Liderança: Saber influenciar positivamente as partes interessadas.
Conhecimento do negócio: Ter visão sistêmica. Conhecer a estratégia, processos, 
  pessoas e tecnologia da organização.
Comunicação: Saber se comunicar com facilidade.
Pensamento Analítico e Capacidade de Resolver Problemas: O Analista de Negócio 
  saber deve resolver problemas e desenvolver soluções, uma solução principal e soluções 
  alternativas.


Quer desenvolver as competências do Analista de Negócio:
Faça um curso de Formação Analista de Negócio 3.0

* À distância: Promoção R$ 149,00 à vista. 
* Faça sua  inscrição agora

Curitiba - PR
 (parceria com CITS), dias 6, 7 e 8 de Março de 2013 *Envie um e-mail Maria José (CITS)

Belém - PA
, dias 25, 26 e 27 de Março de 2013 *Faça sua  inscrição agora

Rio de Janeiro - RJ, dias 17, 18 e 19 de Abril de 2013 * Faça sua  inscrição agora

Exibições: 74

Comentar

Você precisa ser um membro de eTecnologia para adicionar comentários!

Entrar em eTecnologia

© 2020   Criado por Rildo Santos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço