eTecnologia

A porta para o futuro

Quando fazemos a modelagem de processos é momento ideal para documentar de forma definitiva os processos, sempre utilizo nos meus treinamentos a seguinte a frase: "Documente agora ou nunca mais".

Esta frase é para despertar (ou reforçar) que o momento de documentar é quando estamos modelando, depois, desta fase, fica mais difícil fazer a "bendita" documentação.

Veja no vídeio como o BizAgi Process Modeler pode ajudar na documentação do processo:

Exibições: 31

Comentar

Você precisa ser um membro de eTecnologia para adicionar comentários!

Entrar em eTecnologia

Comentário de Rildo Santos em 13 fevereiro 2014 às 18:50

Oi Isaac,
Documentação do processo, concordo com seus dizeres. 
Ferramentas BPMS, existem mais de 70 ferramentas no mercado, algumas delas são caras, tais como IBM BPM, Oracle Suite, Aris, Tibco e etc.
Existem as ferramentas medianas, tal Process Maker,  Intalio , BizAgi Enterprise entre outras. 
Entretanto, acho que o primeiro passo é entender por que da aquisição da ferramenta, somente deste entendimento elencar os requisitos e procurar uma ferramenta que tenha melhor relação de custo x beneficio.
Integração, a maioria, das ferramentas fazem integração utilizando web-services.

Comentário de Isaac Sampaio em 13 fevereiro 2014 às 17:14

Olá Rildo, concordo plenamente com você. Estou iniciando em processos de modelagem de processos e por vários momentos, sou incentivado a continuar modelando e que a documentação pode ser feita posteriormente. Mas estou irredutível, porque entendo que a documentação é parte do processo.

Aproveitando o ensejo, gostaria de pedir uma opinião com relação as utilização de BPMS. Atualmente tenho experimentado o Bonitasoft, mas a cada novo passo sinto que não irá demorar eu chegar a limite do que pode ser feito com a versão community. E sinceramente, o feedback que tive de valores de obtenção das licenças, digo com certeza que a grande maioria das pequenas e até médias empresas, estão fora do seleto grupo que pode pagar pelas licenças disponíveis. Buscando conhecer o Bizagi, fiquei muito insatisfeito com a forma que são feitas integrações com outros sistemas nas versões comerciais, além de complexo é pouco documentado. Devido os problemas citados, gostaria de pedir sua opinião com relação a estas dificuldades, sobre o que poderia fazer, se existe outras opções que atenda a necessidade de integração de forma mais simplificada (como acontece no Bonitasoft) e que seja possível a aderência por empresas de pequeno porte.

© 2020   Criado por Rildo Santos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço