eTecnologia

A porta para o futuro

Durante muito acreditou-se que existia mais de uma forma de realizar muitas coisas ao mesmo tempo por uma mesma pessoa, era o profissional multitarefa. No entanto, ser uma pessoa multitarefa pode fazer de você um profissional menos eficiente.

Algum tempo atrás, ser um profissional multitarefa tornou pré-requisito básico para trabalhar na maioria das grandes empresas. 
Entretanto, muitos estudos indicam, que a ideia de que somos capazes de fazer muita coisa ao mesmo tempo e com eficiência não passa de uma lenda ou um mito.

Earl Miller, pesquisador em neurologia do MIT (Massachusetts Institute of Technology), afirma que o cérebro humano não é capaz de focar a atenção em duas ou mais coisas ao mesmo tempo.


Um exemplo de um foco por vez, em partida de futebol existe apenas uma bola dentro do campo, imagine em uma partida que exista três bolas dentro do campo ao mesmo tempo. Qual é a bola do jogo? Indagariam os jogadores..,,eles ficariam totalmente perdidos, é assim que funciona o nosso cérebro nas multitarefas. Não dá para focar nos movimentos de todas as bolas ao mesmo tempo.


Engana-se quem pensa que fazer várias coisas ao mesmo tempo economiza tempo. O córtex frontal “entope” de tantas informações desacelerando a nossa atividade cognitiva. Ficamos mais lentos, menos eficientes e mais propensos a cometer falhas e erros.


Para deixar de ser um profissional multitarefa, o melhor caminho é organizar o seu trabalho. Eleja um nível de prioridade para fazer as coisas. Comece pelo o que é mais importante e não pare até concluir. Seu cérebro agradece.

Fonte: O artigo original foi publicado pela Universia Brasil, aqui ele foi adaptado.

Exibições: 32

Comentar

Você precisa ser um membro de eTecnologia para adicionar comentários!

Entrar em eTecnologia

© 2021   Criado por Rildo Santos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço