eTecnologia

A porta para o futuro

Transformação RH Ágil: Dono do Produto (Product Owner – PO) Role Description

O objetivo é tornar o RH em ágil, RH Ágil, mas deixa eu explicar, antes que haja uma confusão, quando uma empresa decide colocar a ágil na empresa inteira, isso significa que todas as áreas de negócio e equipes de trabalho também devem se transformar em ágil, ou simplesmente, adotar agilidade nos negócios (Business Agility).

Em outras palavras, é colocar todos na mesma página, na página ágil, isso não quer dizer que as áreas de negócio devem utilizar o Scrum ou Kanban, definir quem será o Scrum Master, contratar um Dono do Produto (PO) e começar colar post-its, definitivamente não é isso. Agilidade nos negócios ocorre quando uma empresa decide adotar o mindset ágil como parte da sua estratégia de crescimento para estar preparada para responder as mudanças de mercado e entregar valor mais rápido para seus clientes.

A transformação ágil, é uma fase de transição, uma jornada que a empresa tem que percorrer para mudar seu comportamento, modelos, processos, e até o jeito de pensar e de agir.

Explicado, retomamos as mudanças que estamos  co-criando no RH, deparamos com uma situação nova, mas que faz parte das mudanças necessárias.

Nas equipes ágeis as pessoas desempenham papéis e não cargos. No entanto, a empresa tinha um modelo voltado para cargos, processos e atividades. Com isso eles geravam o Job Description (descrição de cargo) para anunciar vagas e padronizar os cargos.

Desafio: Fazer a descrição do papel de Dono do Produto:

Nosso primeiro desafio foi fazer a descrição dos papeis (role description) da equipe ágil. Começamos a trabalhar de forma colaborativa com a equipe de RH e equipe ágil para descobrir e mapear as competências do papel de Dono do Produto (Product Owner – PO), estávamos atrás de um ponto de partida, fizemos algumas discussões e até que surgiu uma questão intrigante:

- Existe um único perfil de atuação do PO no mercado?

Sabíamos que responder esta questão nos levaria a um desvio do nosso plano original, mas os membros das equipe acharam que a resposta era ela muito relevante e nos ajudaria a construir uma melhor descrição do papel de Dono do Produto – Essa é a parte onde exercitamos o mindset ágil, “responder as mudanças é mais que seguir um plano.”

- A resposta veio em seguida, depois de um benchmarknão. Identificamos quatro possíveis perfis de atuação de Dono do Produto, cada perfil está associado à pelo menos um contexto de negócio, e eles têm suas particularidades e um conjunto de competências distintas para que o PO trabalhe de forma eficiente. Os perfis identificados são:


Batizamos o documento de Mapa de Perfil de Atuação do PO, depois da elaboração do mapa, as equipes chegaram as seguintes conclusões:

O mapa forneceu informações suficientes para observar que existem algumas semelhanças entre as competências e responsabilidades, isso é bom, pois, nos ajuda a compilar os dados e descrever um perfil genérico como versão inicial e aperfeiçoa-la ao longo do tempo e de acordo com as necessidades da empresa. Essa é mais uma característica importante que está presente no mindset ágil, abordagem de iterativa e incremental para desenvolvimento de soluções.

O próximo passo é mapear as competências do papel de Dono do Produto, mas isso é assunto para um próximo post/artigo.

eTecnologia tem como objetivo compartilhar o conhecimento, fazemos isso através de rede sociais – Linkedin e outras. Mas, se você quer aprender, debater, experimentar e até praticar mais sobre como transformar o RH em ágil, recomendamos que você participe dos nossos treinamentos: Workshop RH Ágil, veja maiores detalhes: www.etecnologia.com.br/rha.html

Exibições: 11

Comentar

Você precisa ser um membro de eTecnologia para adicionar comentários!

Entrar em eTecnologia

© 2019   Criado por Rildo Santos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço