eTecnologia

A porta para o futuro

Adoção de Métodos Ágeis e a Cultura das Organizações

Adoção de Métodos Ágeis e a Cultura das Organizações
Li o post do Michael Sahota, sobre Cultura empresarial e resolvi divulgar, mas com alguns pequenos ajustes...

Se você está preocupado sobre como fazeer que a adoção dos Métodos Ágeis seja bem sucedida, você também deve ser preocupar com a cultura da organização.
O Livro The Alternative Reengineering - Plan for Making your current culture work do William E. Schneider, dá diversas dicas importantes de como lidar com a cultura da empresa.



Veja um breve resumo do livro:

SCHNEIDER MODELO CULTURA:
No diagrama abaixo, há quatro culturas representadas - um em cada quadrante. Cada um tem um nome, um trecho curto ", uma imagem e algumas palavras que caracterizam o quadrante. Como você lida com isso, talvez você terá uma noção de onde sua empresa está.





Há também dois eixos que indicam onde o foco de uma organização:
Horizontal: Orientada a Pessoas x Orientada a Empresa
Vertical: Orientada a Realidade x Orientada a Possibilidade
Isso fornece uma maneira de ver as relações entre as culturas. Por exemplo, a cultura de controle é mais compatível com as culturas de colaboração ou da competência do que com o cultivo da cultura.

PONTOS-CHAVE SOBRE A CULTURA:
- O Peter Drucker (guru da administração) diz: " Cultura ... é singularmente persistente ... Na verdade, mudança de comportamento só funciona se for com base cultura atual
- Nenhum tipo de cultura é melhor que o outro. O livro descreve os pontos fortes e fracos de cada um.
Dependendo do tipo de trabalho, um tipo de cultura pode ser mais adequada que outra ou se ajuste melhor.
- As empresas normalmente têm uma cultura dominante com os aspectos de outras culturas. Isso é bom, desde que esses aspectos servem da cultura dominante.
- Diferentes departamentos, unidades de negócio ou grupos podem ter diferentes culturas. (Exemplo: Desenvolvimento vs Operações, Marketing vs Vendas, Financeiro vs Contabilidade)
- As diferenças podem levar a conflitos.

COMO TRABALHAR PARA MELHORAR A CULTURA:
O ponto de partida é compreender a cultura da empresa. O livro descreve uma pesquisa (questionários) que você pode usar com o seu pessoal em busca do entenidmento.

O livro sugere usar isso como um ponto de partida para as oficinas de cultura.
Existem várias sugestões para a utilização de informação cultural para orientar a tomada de decisões:
1 - Avaliar os principais problemas no âmbito da cultura. Às vezes, mudanças são necessárias para trazer as culturas segundárias para o alinhamento com a cultura principal.

2- Às vezes, a cultura é muito radical e isto provoca desquilibrio (por exemplo: grupo fechado que não permite interferências ou interações externas ao grupo), podemos utilizar elementos e práticas de outras culturas para para trazê-lo (o grupo e seus membros) de volta ao equilíbrio.

 

3- Considere a possibilidade de criação de interfaces, adaptadores e fachadas para apoiar os desequilíbrios entre departamentos, unidades de negócios ou grupos.



Fonte: Blog do Michael Sahota

Exibições: 8

Comentar

Você precisa ser um membro de eTecnologia para adicionar comentários!

Entrar em eTecnologia

© 2021   Criado por Rildo Santos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço