eTecnologia

A porta para o futuro

Todos nascemos capazes de ser líderes e todos podem melhorar a capacidade de liderança.
Liderar é ser co-responsável pelo desempenho de outras pessoas, é influenciar de forma positiva o comportamento de alguém para alcançar objetivos comuns.

Todas empresas precisam de líderes capazes para crescer e evoluir.

Contudo, quanto trabalhamos com métodos ágeis, temos equipes "auto-organizáveis" e Equipes "multifuncionais"

Equipes "auto-organizáveis" são aquelas que escolhem qual a melhor forma para desenvolverem seu trabalho, em vez de serem comandados por alguém que não faz parte da equipe.

Equipes "multifuncionais" são aquelas que possuem todas as competências e capacidades necessárias para completar o trabalho sem depender de outros que não fazem parte da equipe. Este modelo de equipe foi projetado para aperfeiçoar a flexibilidade, criatividade e produtividade.
Contudo, trabalhar com pessoas não é fácil, principalmente quando o trabalho deve ser feito é em equipe e deve atingir resultados, neste cenário, ter um líder atuante pode ser o fator determinante entre o sucesso e o insucesso.


Para desenvolver as equipes, é necessário ter um líder. No Scrum este líder é ScrumMaster (SM),  que é um "Líder Servidor", ele deverá servir o Product Owner (PO) e a Equipe de Desenvolvimento.

Mas, a Liderança Servidora é a mais adequada para equipes ágeis ?
Apresentação abaixo discute sobre liderança e seus estilos. Ela demonstra o por que Liderança Servidora não é a mais indicada para equipe ágeis. Sugere adotar a Liderança Situacional que é um estilo que melhor se adapta aos métodos ágeis.

Veja apresentação: 
Liderança Ágil de Rildo (@rildosan) Santos

Exibições: 36

Comentar

Você precisa ser um membro de eTecnologia para adicionar comentários!

Entrar em eTecnologia

© 2021   Criado por Rildo Santos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço